terça-feira, 26 de agosto de 2008

Motores utilizados em robótica - parte II

Motor de corrente alternada (AC)

O motor de corrente alternada (AC) é um dispositivo destinado à conversão de energia elétrica em energia mecânica e o seu funcionamento baseia-se nas leis de Ampère, Faraday e Lenz, do eletromagnetismo. De um modo geral, sabe-se que quando uma corrente elétrica atravessa um fio condutor surge nas proximidades do fio um campo magnético cuja densidade pode ser calculada pela lei de Ampère.

Se uma superfície metálica é submetida à presença deste campo magnético surgem correntes circulares induzidas que tendem a contrapor qualquer variação do fluxo magnético, de acordo com a lei de Faraday-Lenz. Estas correntes interagem com o campo e dão origem a forças magnéticas atuando sobre o corpo metálico.

Se um campo magnético for aplicado em uma direção tal, que forme um ângulo não nulo com a reta normal às áreas das espiras, a força magnética induzida sobre o corpo metálico tenderá a alinhar a normal da espira com o vetor densidade de campo. Sendo assim, se a superfície metálica for presa a um eixo e submetida à presença de um campo magnético girante, perpendicular a o eixo, surgirá na superfície metálica um movimento giratório e teremos um motor elétrico.

Para criar um vetor densidade de campo magnético girante de módulo constante é necessária a utilização de bobinas alimentadas por correntes AC, composto por enrolamentos separados por um ângulo de 90º e um rotor metálico.

Devido o seu funcionamento não ser tão complexo, ele é utilizado em uma grande gama de aplicações na indústria e em residências; tem-se, por exemplo, o liquidificador, enceradeiras, serras e lixadeiras que são aparelhos que utiliza motor AC, geralmente ele é utilizado como motor de baixa potência.

A grande vantagem do motor AC é poder ser ligado diretamente à rede elétrica residencial.

Sua desvantagem é o grande peso do motor, por conta das bobinas.


Desafio: Por que o motor AC pode ser ligado diretamente na rede elétrica residencial?

(postagem escrita por Lucas Henrique Santos)

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que pela sua capacidade de converter essa energia em energia mecânica.

Tâmara Marques disse...

Porque usa só a corrente alternada para funcionar?!
Sei lá!

Lucas Cavalcanti disse...

Ticky o motor AC tem essa capacidade, mas essa é propia dele. Só que existe uma porque ele pode ser ligado diretamente na corrente.

Anônimo disse...

Então acho que é por seu funcionamento não ser tão complexo, assim ele tem um motor de baixa potencia que pode ser ligado diretamente na rede elétrica residencial

Anônimo disse...

OBS.: Eu já fiz o desafio do "Motores utilizados em robótica - parte I"
Corrige lá.

Lucas Cavalcanti disse...

Ticky na parte um ta certa sim são 100 passos, mas na 2 não é porque o motor é de baixa potencia que ele é ligado diretamente na corrente eletrica, até porque a corrente eletrica é alta. O porque é que ele su usa um tipo de corrente, tente descobrir na postagem tem dizendo o nome da corrente.