sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Resistindo à corrente

Não precisa conhecer muito de robôs para saber que sensores e atuadores se comunicam com o Controlador Lógico Programável por meio de sinais elétricos.

Esses sinais elétricos, que denominaremos corrente elétrica, são trabalhados por componentes específicos no interior do robô, para que se transformem em sinais digitais.

Um dos principais componentes eletrônicos de um robô (e de todos os aparelhos eletrodomésticos) é a resistência.


Resistência é a capacidade de um corpo de dificultar a passagem de corrente elétrica. A diferença de potencial (ddp), em Volts, entre dois pontos de um circuito elétrico, separados por resistor(es) é igual à resistência (R) vezes a intensidade de corrente elétrica (i).

ddp = R x i

Um aumento na resistência de determinada parte do circuito faz reduzir a intensidade da corrente que atravessa a parte em questão.

As resistências elétricas utilizadas em sistemas eletrônicos utilizam um código de cores padronizado para representar o valor da resistência, em Ohms. Esse código utiliza quatro faixas, dispostas do seguinte modo:

O código das cores é o que segue:



Para calcular o valor de uma resistência, deve-se utilizar o valor da primeira faixa como dezena, o valor da segunda faixa como unidade, e multiplicar esse valor por 10 elevado ao valor representado pela terceira faixa. A quarta faixa representa a tolerância do resistor (quanto o valor real varia em relação ao valor nominal). No exemplo abaixo:



Desafio: o circuito eletrônico de um robô utiliza um resistor que apresenta as seguintes faixas: azul, verde, marrom e dourada. Qual o valor da resistência, em Ohms, e de sua tolerância?

7 comentários:

Guilherme disse...

Paulo, não entendi uma coisa: depois de achar o vlor da 1ª faixa (dezena) e da segunda faixa (unidade), o q eu devo fazer com eles antes de multiplica-los?

Paulo Marcelo Pontes disse...

Guilherme,

você deve utilizar o valor da primeira faixa como dezena e o da segunda como unidade. Não é preciso fazer nenhuma operação entre eles. Supondo que o da primeira faixa seja 4 e o da segunda seja 2, você terá então 42 para multiplicar por dez elevado ao valor da terceira faixa.

Guilherme disse...

ok

Guilherme disse...

vou pelo q eu entendi


Valor em Ohms = 71500110

e a tolerancia é 5% (ouro)

lorduakiti disse...

Sensacional esse post, eu que faço faculdade de engenharia mecatrônica, já fiz curso técnico em elétrica e li inúmeros textos sobre resistores e resistência nunca tinha visto uma explicação tão coerente e simples do assunto.

Meu parabéns pelo blog que também é fenomenal e muito bem direcionado a área ... já foi tarde pra minha lista de rss 8D

t+

Paulo Marcelo Pontes disse...

Obrigado pelas palavras, Uákiti!

O blog tenta diminuir a lacuna de falta de informações sobre robótica e adjacâncias que existe ainda hoje na internet. Tem a pretensão de ajudar àqueles e àquelas que um dia pensam em construir robôs ou que apenas gostariam de conhecer um pouco mais de tecnologia.

Participe sempre!

Lucas Cavalcanti disse...

650 com tolerancia de 5%