quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Resistores ópticos: os fotorresistores

O emprego de acendedor de lampiões (a foto é de 1924) foi extinto com o advento da eletricidade no meio urbano. Tentem, por um instante, vincular essa imagem aos nossos dias: acender manualmente cada poste da iluminação pública.

Felizmente, não é mais necessário acender cada poste de maneira individual. Também ainda não está em prática uma tecnologia que ligue ou desligue os postes a partir de um computador remoto, que controlasse seu funcionamento.

Então, como estes acendem?

Numa postagem recente, vimos como funciona um resistor elétrico. Imagine agora um resistor que tenha sua resistividade influenciada pela luz. É essa interferência da luz que torna os fotorresistores uma classe tão especial de componentes.

Um fotorresistor, também denominado LDR (Light Dependent Resistor), é constituído por um material semicondutor que tem sua condutividade aumentada em presença de luz. Normalmente, os materiais semicondutores empregados são o sulfeto de cádmio (CdS) ou o sulfeto de chumbo (PbS).


Esses mesmos LDR são utilizados em robótica na construção de sensores de luz, baseados na reflexão e absorção de luz pela superfície analisada. Quanto mais escura (e menos reflexiva) for a superfície, maior será a resistência apresentada pelo fotorresistor, que será transformada em dados para o robô pelo Controlador Lógico Programável (CLP). Esse tipo de equipamento tem baixo custo e pode ser facilmente integrado a qualquer projeto robótico.

Desafio: o CLP analisa a intensidade da corrente passando através do LDR para interpretar a luz refletida pela superfície até o sensor. Quando o LDR encontra uma superfície mais clara, o valor da intensidade de corrente deverá aumentar ou reduzir? Justifique.

3 comentários:

Lucas Cavalcanti disse...

Quando o LDR detecta uma superficie clara o valor aumenta, pois a superficie ira refletir mais.

Anônimo disse...

Concordo com lucas, pois como o CLP analisa a intensidade da corrente que passa através do LDR para interpretar a LUZ REFLETIDA, e uma superfície clara reflete muito as luzes; quando ele detecta uma superfície mais clara, o valor aumenta.

Anônimo disse...

quanto mais escura maior a resistência
quanto mias clara maior a intensidade da corrente
U=resistência x intensidade