domingo, 24 de agosto de 2008

Uma introdução aos microcontroladores PIC

Os microcontroladores merecem um capítulo à parte na história dos componentes eletrônicos. Eles são constituídos pela combinação de acessórios (como memória) ao microprocessador, transformando os microcontroladores em cérebro e coração ao mesmo tempo.

Dentre os microcontroladores, destacam-se aqueles pertencentes à família PIC, fabricados pela Microchip Technology. Esses microcontroladores podem ser programados em Assembly ou mesmo em linguagens de alto nível, como Pascal, C e Basic, a partir de códigos hexadecimais criados pelos ambientes de programação.

Microprocessador PIC 16F628A


Existe uma interface de gravação que possibilita conectar um PC doméstico a um microprocessador PIC, possibilitando sua gravação. Por conta da facilidade, os PIC são muito utilizados na construção de robôs com materiais alternativos e de baixo custo.

Aqueles e aquelas que desejarem se aprofundar em microcontroladores PIC devem acessar o link seguinte, que apresenta um liro gratuito de vasto conteúdo sobre o tema:

http://www.mikroe.com/pt/product/books/picbook/00.htm


Desafio: acesse o Apêndice B do livro de PIC indicado no link acima, intitulado "Sistemas numéricos". Leia atentamente sobre os números hexadecimais. Você saberia transformar o número hexadecimal B2 para o sistema decimal?

2 comentários:

Anônimo disse...

É muita informaçãããããooooooo!!!
*tendo um infarte*
XD

PS.: É mesmo difícil!

Paulo Marcelo Pontes disse...

rs.
Patrick, d[a uma olhada direitinho. Se tu leres o capítulo de Sistemas numéricos, vai entender como responder.