terça-feira, 7 de outubro de 2008

Máquinas Simples 4: Rodas e eixos

A roda é uma das seis máquinas simples com vastas aplicações no transporte e em máquinas. Pode-se definir roda como um objeto sólido redondo ou um anel circular com raios, projetado para girar em torno de um eixo menor no centro.

Um mecanismo de roda e eixo pode criar os seguintes efeitos:
1. Reduzir o atrito (resistência que encontra um objeto quando se move ou gira contra outro objeto);
2. Controlar a direção do movimento;
3. Aumentar a força giratória.

A idéia de utilizar a roda para ajudar a mover objetos pesados remonta mais de 5.000 anos. Não se sabe onde foi inventada, provavelmente foi na Mesopotâmia (hoje o Iraque). O carrinho de mão é utilizado na China desde o ano 200 d.C., mas só chegou à Europa 900 anos depois.
  • Uma roda e um eixo conectados giram à mesma velocidade. Contudo, a força necessária para girar ou um ou outro varia porque o diâmetro da roda é maior que o do eixo.
  • O fator importante para determinar a transmissão de força, velocidade e distância é a relação entre o diâmetro da borda da roda e o diâmetro do eixo.
Em robótica, utilizamos sensores para que o robô perceba onde está e reconheça o ambiente. Para ajudar o robô saber o quanto ele andou, utilizamos um sensor específico conectado ao eixo do motor e rodas. Que sensor é esse?

6 comentários:

lucas disse...

sensor de rotação

Guilherme disse...

Sensor de rotação

Lucas~ disse...

Sensor de Rotação

Lucas~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

SENSOR DE ROTAÇÃO, ;) adorei sua explicação !!

julio disse...

Sensor de rotaçao aeeeeee acertarao