quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Por espaços estreitos: conheça a cobra-robótica

Mais ou menos uma semana atrás, eu postei um comentário sobre robôs que simulavam o movimento de animais e dei destaques aos vídeos de robôs que simulavam os movimentos de ofídios (cobras e serpentes).

Ontem, uma empresa anunciou a construção de um robô-cobra de seis metros de comprimento e espessura de 1,25 cm, que pode ser utilizado para acessar locais estreitos, a partir de um controlador. A matéria completa está postada abaixo.

Tecnologia 26/08/2008 10h32min

Empresa apresenta cobra robótica de seis metros

Projeto da OC Robotics é flexível e consegue acessar qualquer lugar

A empresa OC Robotics apresentou um robô que lembra uma cobra e que é capaz de entrar em espaços muito estreitos, fazendo curvas e transmitindo imagens dos locais por onde passa.

Batizado de Snake-Arm (braço-cobra), o novo robô tem um diâmetro de 1,25 centímetro (menor que uma moeda de R$ 0,50) e 6,1 metros de comprimento (comprimento médio de uma sucuri). Ele não é autônomo, operando "ancorado" a partir de seu "ninho."

O robô é flexível ao longo de todo o seu corpo, sem joelhos ou cotovelos. Isso permite que ela siga em frente mesmo quando há curvas em seqüência e em locais muito estreitos.

O nariz do robô possui uma câmera, protegida por um hemisfério de policarbonato. A câmera, dotada de iluminação própria, envia continuamente imagens para o computador conectado ao ninho do robô.

Já existem vários robôs flexíveis para aplicações industriais, voltados principalmente para a inspeção de dutos. Mas eles ainda não possuem a flexibilidade necessária para entrar em locais muito estreitos. Por outro lado, existem os endoscópios, muito usados em medicina, mas que são muito frágeis e difíceis de manobrar em ambientes industriais.

O robô Snake-Arm está em um ponto intermediário entre estas duas soluções, sendo flexível, controlável e resistente o suficiente para operar em virtualmente qualquer situação.

Fonte: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?template=2095.dwt&newsID=a2141851.htm&tab=00052&order=datepublished&espid=56&section=Not%EDcias&subTab=04439

Um comentário:

Anônimo disse...

Massa.