domingo, 20 de julho de 2008

O que são sub-rotinas?

Em programação, uma sub-rotina é definida como um programa menor utilizado pelo programa principal. A princípio, essa definição pode parecer um pouco confusa (um programa utilizado por outro programa), mas é uma ferramenta que pode melhorar (e muito) um código de programação.

As sub-rotinas são utilizadas principalmente para diminuir o número de ícones (ou linhas) na programação, resumindo os comandos referentes a uma tarefa repetida diversas vezes (como ir para frente) em um único ícone (o ícone da sub-rotina).

Por exemplo: considere um robô que inspecione as temperaturas de dutos em uma indústria. Ao encontrar um duto, o robô deve determinar a temperatura do mesmo e se a temperatura for maior que um valor especificado, ele deve tocar um alarme. A programação básica da leitura e análisa da temperatura pode ser descrita pelo algoritmo representado no diagrama de blocos:



Todas as vezes em que for necessária a leitura e análise da temperatura todo esse código deve ser repetido. Se, entretanto, for criada uma sub-rotina com esses comandos intitulada temperatura (ou qualquer outro nome), bastaria chamar a sub-rotina, sem a necessidade de escrever o código a cada vez que a temperatura necessita ser medida e analisada.

Normalmente, as sub-rotinas são declaradas no início do programa principal, podendo ter seu código exibido na mesma janela ou em uma janela à parte.


Para criar uma sub-rotina no Robolab, utiliza-se o ícone Criar sub-rotina:



Abaixo: um exemplo de uma sub-rotina utilizada em um programa para acender uma luz por 4 s.



Perceba que a sub-rotina deve ser chamada pelo ícone
Rodar sub-rotina para que possa ser executada pelo programa. Esse ícone pode ser utilizadas quantas vezes forem necessárias, não devendo-se esquecer o número da sub-rotina.

Outro modo de se criar uma sub-rotina é executar a seqüência:

1 - selecionar os comando
s no código do programa principal.


2 - no menu Editar, escolher a opção Criar subVI


3 - O comandos serão substituídos por um ícone Inventor. Ao dar dois cliques nesse ícone aparecerá uma janela com dados da sub-rotina criada. Para ver os comandos e modificar a sub-rotina, deve-se selecionar Exibir painel.


4 - é possível editar o nome da sub-rotina (que deve conter pelo menos um número), seus comandos e até mesmo o ícone (dois cliques no ícone no canto superior direito da janela de dados). O ícone da sub-rotina deve ser posicionado onde se deseja executá-lo.


Desafio: o que significa a sigla VI, que é utilizada inclusive como extensão do Robolab?

5 comentários:

Guilherme disse...

ei Paulo no meu Robolab não tem esse comando no menu Editar.

Guilherme disse...

Vô no chute.
A sigla VI seria rotina?

Guilherme disse...

Paulo q eu saiba VI naum é uma sigla e sim a extensão de um programa do LabView

Paulo Marcelo Pontes disse...

VI é uma sigla sim. Aproveitaram para utilizar como extensão.

Paulo Marcelo Pontes disse...

Tenta o comando Instalar os extras ou utilizar o Investigador em vez do Programador.