sábado, 5 de julho de 2008

Homo cyborguius?


Caminhamos em direção a cyborgs? Um dia seremos metade homens, metade máquinas?

Não há como evitar o desenvolvimento de novas tecnologias que se adaptem ao corpo humano, recuperando ou melhorando suas funções. Esse cenário não é retirado de filmes de ficção científica, mas de uma realidade que vem sendo construída através dos anos e que deverá ter espaço em um breve futuro.

Haverá distinção entre homens e máquinas?

Amanhã podem estar em nosso cotidiano olhos biônicos, ouvidos sônicos, mãos robotizadas ou mesmo cérebros positrônicos. Como nos adaptaremos a essas mudanças?

Provavelmente, um dia seremos todos chipados. Esses chips substituirão os documentos atuais, trazendo informações pessoais, incluindo dados antropométricos e saldos bancários. Provavelmente, esses chips serão utilizados pelo poder, transformando o mundo em um imeno Big Brother (o termo não é da Globo, mas de um livro de ficção intitulado 1984, escrito por George Wells).

Que implantes robóticos já existem atualmente? Já existem cyborgs em nossa realidade?

Um comentário:

Lucas Cavalcanti disse...

Já existe corações artificias, inplantado em pessos, existe mãos e pernas mecanicas. Tecnicamente exis sim, cyborgs pois existe pessoas com partes do corpo mecanicas, mas são poucas as alterações do corpo.