segunda-feira, 21 de julho de 2008

FunSoftware: uma alternativa ao Robolab

O FunSotware é um programa alternativo ao Robolab, que pode ser utilizado para programar o RCX. A vantagem? o FunSoftware é adepto do conceito de código aberto: é um programa gratuito que funciona, inclusive, em plataformas Windows ou Linux.

Testei o programa para poder comentar e fazer comparações com o concorrente produzido pela Lego (o Robolab, de código fechado e pago) e fiquei muito satisfeito com a interface, que lembra, em muito, o ambiente de programação do NXT (não descobri ainda qual dos dois foi criado primeiro).


Ambiente de trabalho do FunSoftware


Também é baseado em ícones, com uma vantagem em relação ao Robo
lab, na minha opinião: no mesmo ícone de motor, por exemplo, é possível determinar porta, potência e sentido, sem a necessidade de ligar ícones extras. Os ícones são acrescentados diretamente sobre a linha do programa, sem a necessidade de conectá-los depois. E o melhor, contém os ícones referentes a praticamente todas as funções do Robolab.

O programa gera ainda toda a codificação em NQC, com
ando por comando, pressionando a tecla F5, mas não exibe-a nessa linguagem.

Minha única crítica é a instalação para Windows, que necessita de alguns procedimentos:

1 - É necessário instalar o Java Virtual Machine em seu computador (pode ser feito o download gratuito em http://www.java.com/pt_BR/download/windows_xpi.jsp?locale=pt_BR&host=www.java.com:80)

2 - É necessário instalar o NQC Compiler (download grátis em http://bricxcc.sourceforge.net/nqc/release/index.html) na mesma pasta do Funsotware (sugiro a criação da pasta C:/funsoftware para quem tem o C: como disco rígido)

3 - Para fazer o download do .ZIP contendo o FunSoftware (deve-se extraí-lo para a pasta criada anteriormente) acesse o endereço: http://funsoftware.sourceforge.net/download/fun.zip

Após todos esses passos, entre na pasta e clique duas vezes no arquivo FunSotwareRCX1.jar ou no
FunSotwareRCX2.jar e o programa será executado.



Desafio muito fácil para quem lê o blog com freqüência: o FunSoftware é baseado na linguagem NQC. Em que linguagem é baseado o Robolab?


4 comentários:

Guilherme disse...

A linguagem do LabView eu acho

Diego Angeiras disse...

É baseado na linguagem LABVIEW.

DIEGO 8ªB

Lucas Vinicius disse...

lab view tambem usado por robos da nasa

Lucas8ªB

Anônimo disse...

Como faço pra executar esse:
NQC Compiler ? alguem min ajuda quem soube ae .

min add msn: jot_cat@hotmail.com