sábado, 17 de maio de 2008

Uso de engrenagens

As engrenagens são máquinas simples voltadas para a redução ou para o aumento da velocidade angular da rotação, de um determinado dispositivo, ou alterar sua direção. A justificativa mais comum para a utilização das engrenagens é que nem sempre um dispositivo (uma máquina, por exemplo) tem sua velocidade adequada para funcionamento igual àquele do dispositivo que o colocou em movimento (um motor, por exemplo).

Digamos que um motor, impulsionado por um conjunto de pistões, coloque um virabrequim ou um eixo de manivelas para funcionar com uma velocidade de rotação de 1000 rpm (rotações por minuto), mas a máquina que ele pretende acionar só funciona bem se acionada a 250 rpm. O que devemos fazer?

7 comentários:

Guilherme disse...

num tenho certeza... colocando uma constante númerica especificando que são 250rpm

Tâmara Marques disse...

naummmmmmm!

Guilherme disse...

eu imaginei que estaria errado

Lucas Vinicius disse...

axo que é usando um jogo de engranagens q ira diminuir o numero de RPM

Lucas Vinicius disse...

Complementando uq eu disse:
Um modo de fazer essa redução de velocidade é de se tiver um pinhão com 40 dentes e a coroa com 10 dentes, teria 1000rpm, ou seja 4 vezes mais velocidade, e se trocar as engrenagens de lugar uma pela outra a velocidade sera 4 vezes menor

flw aew

Lucas-8ªB

Paulo Marcelo Pontes disse...

Exatamente.

Deve-se utilizar um jogo de engrenagens (ou polias) em que o pinhão possua quatro vezes menos dentes que a coroa, para que a velocidade seja reduzida a um quarto.

Importante lembrar que a medida pelos dentes só é válida quando os espaçamentos e tamanhos dos dentes das duas engrenagens são iguais.

Tâmara Marques disse...

O detalhe ressaltado por Paulo sobre o distanciamento dos dentes é muito importante de lembrar e fácil de perceber nos kits da Lego, visto que, todas as engrenagens possuem dentes com o mesmo tamanho e espaçamento.