domingo, 18 de maio de 2008

O uso de condicionais

Na minha opinião, o uso de condicionais é uma das mais importantes ferramentas da programação.

A condicional SE efetua um teste de verificação, comparando o valor de uma entrada com um valor padrão previamente estabelecido na programação (normalmente um valor constante ou armazenado em um conteiner). Quando a condição comparada é considerada VERDADEIRA, o robô executa uma série de comandos. Se a condição é considerada FALSA, é executada outra saída.

Consideremos um exemplo: um robô anda para a frente SE o sensor de toque não estiver pressionado. SE o sensor de toque for pression
ado (quando o robô bater em um obstáculo), o robô andará para trás por 2 segundos.


O condicional SE no Robolab é tratado de acordo com o sensor ou conteiner utilizado. No exemplo anterior, utilizou o condicional de sensor de toque, destacado abaixo:


Outros comandos condicionais no Robolab:


Apesar de parecerem comandos diferentes, são exatamente os mesmos condicionais SE, só que especificando que tipo de sensor ou conteiner será analisado.

Após o condicional, as duas saídas devem ser u
nificadas através de uma junção.

Que valores de luz acendem a lâmpada no programa abaixo? (clique para ampliar)

4 comentários:

Diego disse...

olá Paulo, boa questão essa que voce colocou, afinal tem umas casquinhas de bananas bem chatinhas,

mas respondendo sua pergunta:
existem 2 caminhos nessa programação que acenderão a luz um deles é quando a luminosidade for entre 43 a 45, e entre a luminosidade 55 a 51
afinal , so naquela(s) parte(s) da(as) condicional(ais)que existe em pulo azul, que na sua programação é o pulo que logo em seguida, faz acender a lâmpada por 10 segundos.



Diego 8ªB Lubienska


Diego 8ª B Lubienska

Diego disse...

reconsiderando a minha resposta acima,
na verdade os valores serão:

44 a 45 e 51 a 55.


Diego 8ªB Lubienska

lucas disse...

Diego esta certo, pois é so olhar as condicionais onde existe um pulo azul pois irá até o polso azul e em seguida acender a luz por 10 segundos
e os valores serão menor que 55 e menor que 45.
flw

Lucas 8ªB

Paulo Marcelo Pontes disse...

A segunda resposta de Diego é a correta: a luz acenderá por dez segundos quando o sensor de luz detectar valores entre 44 e 45 ou entre 51 e 55.
Parabéns pela resposta!