sábado, 24 de maio de 2008

Line tracker - o seguidor de linhas

Um dos desafios com o sensor de luz era seguir a trajetória traçada com uma linha de cor preta, formando um circuito. Esse programa é muito útil para fazer o robô seguir uma trajetória de grande constraste em uma prova.

Uma das programações possíveis para solucionar o desafio (considerando que motor A reverso e motor C direto o robô anda para frente) está expressa no programa abaixo.


Desafio: você é capaz de propor outra alternativa para executar essa função?

7 comentários:

Lucas Vinicius disse...

Sim, utilizando 2 sensores de luz( um distante do outro).Estou fazendo a programação dentro de algum tempo eu publicarei.

Lucas-8ªB

Diego Angeiras disse...

ok lucas, entao vamos pensar...
se meu robo tiver utilizando TODOS os sensores(não vale dizer que vai emular) e não sobra nenhum espaço para colocar outro sensor.
o que fazer para ele seguir linha sem ser atravez da condicional ?

eu digo, a gente pode usar um looping
se voce pensar um pouco mais voce vai entender o que eu to dizendo =)

Lucas Vinicius disse...

A programação para seguir linha (sem condicional e com dois sensores de luz) seria de colocar um pulo e pouso q dentro começaria ligando o motor A, giraria ate q o sensor 1 encontre a linha preta, quando encontrar, pararia o motor A e ligaria o motor C ate q o sensor 3 encontre a linha preta, logo em seguida pararia o motor C, depois voltaria para o incio começãndo tudo de no em um looping continuo (pulo e pouso)

Guilherme disse...

a programação começa com um pouso verde depois uma condicional de sensor de luz (a porta dependende de como o sensor foi instalado no robô) ele será comparado a 50 (média do branco e do preto)se for maior que 50 motor C vai para frente e o motor A fica desligado, se for menor que 50 motor A vai para frente e o motor C fica desligado logo depois uma junção e o pulo verde terminando a programação

Paulo Marcelo Pontes disse...

Diego,

você poderia ser mais claro? Está um pouco difícil acompanhar teu raciocínio...

Anônimo disse...

eu sei um! é só colocar um sensor de luz, para sentir o claro(o branco), ao sentir, ele deve ir para o outro lado, para sentir denovo o branco, para ir pro lado de novo, e vice-versa.. Fazendo assim ele seguir a linha.

PS: tem que botar para ele começar na linha preta para ele poder ir para um dos lados e sentir o branco para girar e tal...

está correto

Paulo Marcelo Pontes disse...

Isso, Henrique!

Está correto. Só tem que lembrar que, ao detectar o branco, teu robô deve ligar um dos motores de forma que o movimentem no sentido contrário ao da detecção, até encontrar novamente o branco. Ele fica "zigue-zagueando" a linha.