quarta-feira, 28 de maio de 2008

Torneira: solução para a programação (5ª série)


Muitas vezes, em sanitários de shoppings, lojas ou mesmo de restaurantes, nos deparamos com torneiras automatizadas, que são acionadas pelo ato de colocar as mãos embaixo da torneira.


A grande vantagem dessa automação é reduzir o desperdício de água, um recurso natural cada vez menos abundante, contribuindo para a conservação do planeta.


A montagem torneira apresenta uma alternativa para obter esse resultado: enquanto a mão estiver abaixo do sensor de luz, a torneira estará ativada, liberando a passagem de "água" (simulada por blocos 1x2).


Abaixo está uma proposta de solução para a programação desta montagem (clique na imagem para ampliar):


Desafio: de que outra forma poderia ser programada a torneira, para obter resultados semelhantes?


7 comentários:

Lucas Vinicius disse...

Pode se usar looping ao inves de pulo e pouso, tambem pode fazer uma programação para ligar a torneira so por X tempo, ou X ml ou litros.

Lucas-8ªB

Guilherme disse...

usando o looping (tirando o pulo e puso)

Anônimo disse...

Com sensores de temperatura, ou de toque, basta programar direito

Guilherme disse...

também podemos colocar 2 sensores de toque enquanto o sensor 1 estiver pressionado a torneira libera a passagem da água e quando o sensor de toque 2 for pressionado ele para a passagem

Anônimo disse...

pois é, usando os sensores de toque! quando um for pressionado, ela abre a torneira (os blocos de 1x2). quando o outro sensor for pressionado, os blocos deverão parar de cair, fechando a torneira! está correto?

Paulo Marcelo Pontes disse...

Pode-se usar dois sensores de toque, conforme já foi descrito, ou mesmo um único sensor de toque (que tal se ele fosse pressionado pelo pé?). Enquanto o sensor estivesse pressionado, a água cairia da torneira. A programação é bem simples: um pouso no começo, seguido por um condicional de sensor de toque, com um pulo no final.

Unknown disse...

Achei super legal a montagem da torneira, o sensor de toque e etc.
Espero dá um mergulho mais profundo nesse mundo da robôtica.