quarta-feira, 14 de maio de 2008

O tijolo programável: RCX

Nas aulas utilizamos um tijolo programável denominado RCX.


O RCX age como o Controlador do robô, ge
renciando as ENTRADAS (estímulos externos captados pelos sensores) e SAÍDAS (ações executadas pelo robô em resposta às entradas captadas) que são processados pelo robô, de acordo com a programação pré-configurada.

Alimentado por seis pilhas tamanho AA, o RCX é comandado por quatro botões:
  • ON-OFF: liga ou desliga o RCX
  • PROGRAM: escolhe um dos cinco programas possíveis para execução
  • RUN: executa ou paralisa um programa
  • VIEW: apresenta o valor obtido em cada uma das portas

As portas de entradas (sensores são conectados nas portas de entrada!) são representadas por 1, 2 e 3.

As portas de saída (motores e lâmpadas são conectados nas portas de saída!) são representadas por A, B e C.


A programação é "desenhada" em um computador e repassada ao RCX através de radiação Infravermelha (IV), por uma torre de IV conectada ao computador. Ao passar um programa, o RCX deve estar ligado próximo à torre e o programa selecionado deve estar destravado (os programas 1 e 2 são travados de fábrica, podendo ser destravados na guia de Administrador do Robolab).

E, agora, que tal responder o desafio: o que significa a sigla RCX?

7 comentários:

Guilherme disse...

RCX é a abreviatura de Robotic Command Explorer

Paulo Marcelo Pontes disse...

Está certo, Guilherme.

RCX é a sigla de Robotic Command Explorer ou, em bom português, comando robótico explorador.

Anônimo disse...

Eu acho que a implantação da robótica no Lubienska esse ano foi muito legal, pois nós, alunos do Lubienska (inclusive eu) pudemos aprender coisas novas e ampliar o nosso conhecimento. Sem falar que a robótica é uma matéria muito interessante e divertida, montar robôs tem sido quase como um desafio para mim e para a minha equipe, mas um desafio que está se cumprindo! Eu dou meus sinceros agredecimentos a Paulo, por ter sido um professor tão aplicado e por ter me ajudado tanto, não só a mim mas a todos! Beijos, Fadiane!!!

Anônimo disse...

a robótoca emvolve muita tecnologia,pois o professor tem que ser muito bom pois ele ajuda muito.além disso é muito legal pois você aprende muito!!!!.

Anônimo disse...

Eu adoro rótica, pois ela exigi um tanto de si mesmo e de sua habilidade tecnológica, que também e muito interessante. Ela mudou minha vida estudantil, pois antes, era muito chato! bom... eu nunca fui bom aluno, mas a robótica é uma das unicas matérias que me interessam! Eu adoro robótica, e sem querer me gabar, acho que eu me saio muito bem em algumas posições, como contrutor. Eu acho que a robótica é uma matéria fascinante!! EU ADORO ROBÓTICA!! Não ligo se sou lider, progamador, contruor ou organizador, só ligo se estou aprendendo robótica. Eu aprendi muito! Literalmente! :)

Luis Vinicius disse...

opa, valeu.
finalmente achei a fonte de pesquisa pro trabalho!

GJ disse...

mudou muito a vida de henrique... brincadeira