sábado, 30 de julho de 2011

A Nova Sensação: Arduíno

A nova sensação, já está presente em quase todas pesquisas relacionadas a robótica hoje em dia. Após poder trabalhar um pouco com ele e ter usado em campeonatos, resolvi vir ao blog e relatar mais sobre a Arduíno, disponibilizando materiais para as pessoas conhecerem mais sobre.


A placa Arduíno é uma plataforma livre feita com o microcontrolador Atmel AVR. Com entradas e saídas, que permitem o uso de motores, circuitos integrados, LEDs, câmeras, sensores, entre outros. A placa é muito usada no ramo da robótica por permitir ampla liberdade, sem deixar que a dificuldade ultrapasse as vantagens. Uma das maiores vantagens existentes é a quantidade de modelos da placa, diferenciando os microcontroladores dentre a série megaAVR. Dentre os modelos da série estão os chips: os ATmega8, ATmega168, ATmega328 e a ATmega1280; A grande mudança sobre a placa fora o processamento dos chips, é o numero de portas de entrada e saída, que vai de acordo com a capacidade de cada chip. Estas entradas e saídas podem ser digitais ou analógicas, sem falar também na saída PWM, fundamental no controle de motores. Alguns exemplos de nomes de placas Arduíno são: Uno, Mini, Duemilanove, Pro. Mega, dentre outras.


Para controlar a Arduíno possuí sua própria IDE (Integrated Development Environment), gratuita na internet, onde seu ambiente de programação foi feito em Java, baseado no projeto Processing.

Já a linguagem de programação foi feita a partir do projeto Wiring permitindo o programador programar com liberdade baseando em C/C++. A programação necessita ter 2 funções básicas chamadas de "void setup ()", onde só será executado uma unica vez, normalmente é uma função usada para informar à Arduíno os tipos de portas como: INPUT e OUTPUT; Já a outra função é chamada de "void loop ()", está vai ser repetida infinitamente pela placa, logo sempre que o algoritmo acabar ele irá voltar ao inicio da função "void loop ()", até que a Arduíno seja resetada ou que a fonte seja desligada, fazendo assim que quando executar a programação novamente volte para a função inicial, no nosso caso "void setup ()".




Hoje facilmente se encontra tutoriais e projetos para a Arduíno na internet, que ajuda na inicialização dos interessados no assunto, os projetos vão de simples até complexos dependendo do assunto desejado. Também é extrema a facilidade conseguir materiais na internet, já adaptados para a placa e de fácil uso, pois produzir circuitos para sensores e motores pode ou não ser complexo, logo para iniciar e para uso em projetos avançados (como campeonatos), circuitos prontos podem ser uma grande ajuda, mas sem deixar de falar que criar seu próprio sensor é desafiante estimulando o aprendizado e prazeroso ao obter sucesso.

Abaixo deixei alguns links para os que se interessaram no assunto, e desejam aprofundar e aprender mais sobre Arduíno.


- Site da Arduíno: -

- Tutorial para Iniciantes: -

- IDE da Arduíno: -

- Loja de equipamentos: -


Perguntas e comentários podem ser feitos por e-mail ou comentários abaixo, farei o máximo para ajudar.

Atenciosamente,


Lucas Cavalcanti

Nenhum comentário: