sábado, 23 de julho de 2011

04/07/2011 - Chegada a Istambul

Istambul é uma cidade bastante peculiar. Construída por um imperador romano no século III, a antiga Constantinopla apresenta uma posição geográfica única, pois localiza-se em dois continentes, a Europa e a Ásia, sendo dividida pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar de Marmara ao Mar Negro.

Imagem de satélite de Istambul, Turquia.
A RoboCup foi realizada no ExpoCenter de Istambul, um centro de convenções que fica ao Atatürk International Airport, o principal aeroporto da Turquia, que possui um tráfego aéreo bastante intenso.






Em relação ao horário oficial de Brasília, Istambul encontra-se em um fuso horário adiantado em cinco horas (como a Turquia está em horário de verão, encontramos uma diferença de seis horas de fuso). Localizada no hemisfério norte, é verão em Istambul neste mês de julho.

Após mais de doze horas de vôo pela Türkish Airlines que saiu de Guarulhos (SP) (que foi compartilhado pelas equipes de Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo), desembarcamos em Istambul e o primeiro encontro com a cultura turca se deu ainda no avião, ao nos depararmos com algumas mulheres islâmicas da corrente xiita, usando suas tradicionais burcas.

Apesar de um grande número de pessoas dando entrada no país, a fila que enfrentamos nem de perto chegou perto da que encontramos em Guarulhos, e rapidamente tivemos nossos passaportes carimbados - marco de nossa entrada neste país.

Após recolhermos nossas bagagens, dirigimo-nos ao hotel Güneş (a pronúncia em turco é próxima de giunetsh, sendo tônica a última sílaba), localizado no bairro do Merter, onde passamos a ocupar os quartos de números 1106 e 1107.

No trajeto até o hotel, que demorou pouco menos de vinte minutos, outra visão que se tornou característica de Istambul: os minaretes das mesquitas em quase todas as esquinas - símbolos de um país em que 99% da população segue o islamismo.

Uma outra impressão importante, principalmente para quem vive próximo ao Equador e os dias escurecem cedo: apenas às nove horas da noite é que o sol se pôs nas terras turcas.

Equipes de PE e ES no aeroporto de Istambul

Nenhum comentário: