terça-feira, 26 de julho de 2011

Como Funciona o Sensor de Ultrassom

Sabemos que muitas pessoas sentem dificuldade no uso do sensor de ultrassom, principalmente o sensor de ultrassom produzido pela LEGO. Mas a questão é que nem sempre é defeito ou falta de qualidade do sensor, e sim consequência de seu princípio de funcionamento e de como está sendo usado.

Fazendo pesquisas nesta noite, decidi escrever uma postagem tentando esclarecer um pouco e compartilhar o que pude concluir, tanto das pesquisas, como dos usos em treinos e campeonatos.

Primeiramente, devemos saber que o sensor de ultrassom não lê distâncias em linha reta, mas que envia e recebe ondas sonoras que vão e voltam em forma cônica. Isso significa que objetos localizados na trajetória cônica que começa no sensor e se expande adiante são localizados, porém os objetos que se encontram um pouco afastados da frente do sensor são localizados sem precisão, o que vai fazer com que a distância medida destes objetos, nem sempre sejam exatas.

Outra informação importante é que o sensor só detecta a partir de 5 cm (com uma precisão de ± 3 cm). Logo, objetos que estejam mais próximos que 5 cm do sensor podem não ser localizados, já cheguei a presenciar ele detectando 3 cm, mas não aconselho arriscar, inclusive por conta da faixa de imprecisão do sensor, que estará em seu limite!

Estas são informações básicas, mas importantes no uso, pois elas podem explicar resultados que antes eram classificavam como: bugs, defeitos do sensor, ou até defeito do próprio programa.

Para esclarecer e ilustrar um pouco os conceitos aqui compartilhados aconselho dar uma olhada no link abaixo (principalmente nas animações):


Qualquer sugestão é bem vinda, é só comentar!

Lucas Cavalcanti

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, estou pesquisando sobre esses sensores mas ainda não tirei uma dúvida. Dos sensores ultrassom que achei todos possuem dois fio um negativo e outro positivo, como o sensor envia o sinal ao circuito que existe algo próximo? vi outros tipo de sensores que possuem um fio negativo um positivo e um para o sinal, porém detectam muito perto. Se saber me responder agradeço!

Lucas Cavalcanti disse...

Normalmente eles possuem ou 3, ou 4 fios. Sendo no de 3, um deles sinal e no cado de 4 fios, seriam 2 de sinal. Da uma procurada por HC SR04.

Abraços.