domingo, 15 de junho de 2008

Sumô de robôs - dicas

Sumô de robôs é uma competição dinâmica, que vem ganhando força nos últimos anos e conquistando cada vez mais adeptos.

Nesse tipo de competição, dois robôs se enfrentam em uma arena circular denominada dohyo, de medidas e cores específicas para cada modalidade. A borda do dohyo apresenta cor diferente do centro, para que os robôs possam identificar o fim da arena. Um robô deve expulsar o oponente da arena, para tornar-se vencedor. O sistema de pontos foi baseado no Sumô, uma antiga forma de luta japonesa. Ippon, Waza-Ari e Koka são nomes que soam comuns aos ouvidos dos competidores.

As regras de cada categoria limitam peso e dimensões dos robôs, além do número de motores e sensores permitidos.


Dicas para o sumô (baseado no site do David Cook, autor de livros sobre Robótica):


  1. Quando dois robôs bem-estruturados competem, os pneus são o fator decisivo. Quanto melhor a superfície anelar do pneu adere à superfície, mais tração ele adquire e derrapa menos.
    Quanto mais fino um pneu, menor é sua aderência. Pneus muito largos aderem muito à superfície são ótimos para obter tração, mas dificultam a realização de curvas, caso usados com pivôs.


  2. Uma rampa ou braço é vital. Qualquer coisa que desloque o peso do oponente ou retire a aderência de suas rodas é desejável. Uma rampa pode ser utilizada para diminuir a aderência do adversário, reduzindo seus pontos de apoio. Dessa forma, o adversário perde força.


  3. Robôs escuros são mais difíceis para os sensores de infravermelho ou luz identificarem. Superfícies envolvendo várias cores são mais difíceis de serem detectadas por sensores sônicos.


  4. Robôs bem conectados e pesados apresentam maior dificuldade para os adversários, por possuírem boa aderência e tração.


  5. Apesar de não ser totalmente necessário, sensores que detectem o adversário em movimento são muito úteis. Esses sensores podem ajudar a definir estratégias de ataque e defesa para serem usadas durante a partida.


  6. Quanto mais tempo dura uma partida, mais provável a vitória do robô com melhor construção dos sensores, que evitem sua saída do dohyo.


O espírito do sumô

O sumô se baseia em uma competição limpa, que encoraja a amizade e a troca de idéias, exposição de novidades, avanços robóticos, e desperta o interesse dos futuros construtores de robôs.

As regras da competição dão suporte a esses princípios. Os juízes e organizadores de competições interpetam as regras em cada situação, a qualquer momento, para manter o espírito desejado no sumô de robôs.

Os robôs utilizados no sumô não podem utilizar estratégias destrutivas contra outro robô ou seres humanos. Esse princípio não pode ser violado em qualquer situação.

O espírito do sumô exige estudo de estratégia e antecipação dos movimentos adversários, sem jamais menosprezá-lo. A fórmula da vitória certamente envolve esses dois itens: estratégia e respeito aos oponentes.


Vídeos envolvendo sumô de robôs










Desafio: o que é tração? Por que se diz que uma esteira possui mais tração que uma roda?

5 comentários:

Lucas Cavalcanti disse...

Tração é como se fosse força que a roda propoem para o "carro".
Uma esteira é maior tendo mais aderencia e ocupando mais espaço no chão fazendo com que não derrape.

Paulo Marcelo Pontes disse...

Respostas corretas, Lucas!

Anônimo disse...

Hmm... saquei, a esteira, por ter mais aderência, não derrapa. As rodas grandes são rápidas, mas nada aderentes, e as largas, são as rodas que contém um pouco de cada.

Anônimo disse...

Vai responder? --'

Anônimo disse...

OI Paulo POntes

Estou feliz por ter participado da !ª etapa da II olimpiada Brasileira de Robótica coordenada por você, esta de parabens pelo seu desempenho em dar oportunidades a estes jovens com motivação e muito conhecimento.

Urias Elmom
Engenheiro Eletrico - PROCENTRO - PE