domingo, 8 de junho de 2008

A junta universal

Uma das peças mais curiosas (para não dizer estranha) do kit Mindstorms é a junta universal, também denominada junta cardan ou simplesmente cardan.





Ela é empregada para transferir torque entre eixos que fque não são colineares, ou seja, transmite potência em ângulo. No centro da junta universal existe uma árvore telescópica ou cruz. A árvore telescópica faz com que a junta se comporte como duas dobradiças conectadas por um ângulo de 90°, permitindo a rotação dos eixos (cada eixo se conecta a um veio da junta).

Entretanto, uma junta universal não possui a mesma velocidade angular nos dois veios (o transmissor - que fornece potência - e o transmitido - que recebe potência).

Uma maneira de fazer com que o veio transmissor da potência possua a mesma velocidade angular que o veio transmitido é utilizar duas juntas universais, com um eixo reduzido entre as mesmas. Essa adição também aumenta o ângulo de transmissão entre os eixos, ampliando seu funcionamento.

No WikiCommons há uma animação sobre o funcionamento da junta universal:


Desafio: em automóveis, faz-se uso de juntas universais. Em que partes mecânicas essas juntas autam nos carros?

6 comentários:

Lucas Cavalcanti disse...

Acho que volante

Tâmara Marques disse...

É na suspensão?

Paulo Marcelo Pontes disse...

A suspensão tem um eixo realizando movimento de rotação?

Paulo Marcelo Pontes disse...

O volante é uma das respostas corretas!

Lucas Cavalcanti disse...

Acho que movimento de rotação não. Mas nela pode ter junta, mas acho dificil ...

Paulo Marcelo Pontes disse...

Dica: procurem por junta universal ou cardan em automóveis...