quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O LHC e o Robolab - mais próximos do que pode parecer


Ontem, ao se deparar com o logotipo acima quando entraram no Google, algumas pessoas devem ter se perguntado: o que é isso?


A imagem citada é uma alusão a um dos experimentos científicos que mais despertou a atenção e gerou polêmica nestes tempos: o denominado Large Hadrons Collider (LHC) - ou grande colisor de hádrons, em bom português -, que teve seu primeiro teste realizado ontem, com sucesso.


Esse aparelho possui uma circunferência de 27 km, ficando no subsolo, uma parte no território francês e outra em território suiço. E possui um objetivo ambicioso e ousado: simular, em uma escala muito menor, o que aconteceu no Universo logo após seu surgimento, ou seja, imediatamente após o Big Bang.

Para conseguir tal efeito, os cientistas utilizam o instrumento para acelerar partículas "pesadas" como prótons a velocidades extremas e produzir um choque entre essas partículas. As altas velocidades envolvidas fazem com que o choque gere uma chuva de partículas menores, como as que devem ter surgido logo após o Big Bang.

O experimento definitivo só será realizado no próximo ano, quando os cientistas esperam obter sucesso nesse empreendimento que custou alguns bilhões de dólares.

E qual a relação com o Robolab?

O programa utilizado no controle do LHC foi produzido pela National Instruments, a mesma empresa que criou o Robolab e o Labview, sendo uma variação deste último. Em outras palavras, o LHC é controlado por um ambiente iconizado, semelhante ao que é utilizado nas aulas de robótica Lego.

Desafio: a que temperatura o sistema deve ser mantido para que o LHC funcione?




2 comentários:

Guilherme disse...

-271ºC

Anônimo disse...

tia tamara na próxima aula nos vamos motar oque...