domingo, 7 de junho de 2009

LED: faça-se a luz!

LED é a sigla em inglês de "Light Emitting Diode" (diodo emissor de luz). São bastante utilizados em brinquedos, circuitos eletrônicos diversos e também em robótica. Os LED's emitem luz em determinadas faixas do espectro, existindo LED's coloridos (como o que indica que uma televisão está ligada em Stand By, no painel do aparelho) e até LED's que emitem infravermelho (como os que existem no interior de um controle remoto, para enviar sinais a aparelhos).

Um diodo apresenta a característica de permitir a passagem de corrente elétrica apenas em um sentido, sendo construídos a partir de uma junção específica de semicondutores. Quando uma corrente no sentido invertido tenta atravessar um diodo, sua resistência torna-se bastante elevada, impedindo sua passagem.

LED's são bastante utilizados em eletrônica e robótica para demonstrar que uma corrente está circulando em um circuito elétrico (além de indicar seu sentido).

Nos últimos anos, pesquisas permitiram a construção de LED's de cores variadas, que não eram comuns em anos recentes. A tecnologia também possibilitou a construções de LED's orgânicos, denominados OLED's, que podem ser usados para finalidades diversas, como a demonstrada no vídeo abaixo. OLED's são uma alternativa viável para substituir as atuais telas de LCD, por apresentarem menor consumo de energia e um maior ângulo de observação. Algumas máquinas digitais já utilizam essa tecnologia.




Desafio: quais as outras características que podem diferenciar os dois pólos de um LED, sem conectá-lo a um circuito?

2 comentários:

GJ disse...

A extremidade do negativo é menor que a do positivo

GJ disse...

ja ia esquecendo...a negativa tem um lado achatado no revestimento plástico para ajudar a identificação