quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sugestão de programação - contador de ovos


A programação sugerida envolve conceitos um pouco mais avançados de programação:

1 - Os demais comandos estão envolvidos por um "looping", para que a seqüência seja repetida infinitas vezes (denotado pelo símbolo de infinito, um oito deitado).

2 - O primeiro ícone dentro do looping é de "ler variável numérica". Uma variável pode ser utilizada em uma programação para armazenar valores numéricos, lógica ou até texto.

3 - O próximo ícone serve para converter valor numérico em texto. Observe as conexões inferiores. O comando irá receber (está conectado à aba pela esquerda) o valor armazenado na variável lida anteriormente. Em seguida, envia esse valor (transformado em texto), para o próximo ícone, evidenciado pela conexão inferior pela direita.

4 - Ícone de display. O display mostrará o texto contido na variável numérica e transformado pelo ícone de conversão.

5 - Ícone de espera por tempo.

6 - Ícone de leitura da variável numérica. O valor lido é enviado ao próximo ícone.

7 - Ícone de operação matemática. A operação em questão é uma adição de dois fatores (A + B = #). O fator A é igual ao valor armazenado na variável numérica. B é igual a 1. O resultado, portanto, smepre será: "# = variável numérica + 1". O resultado é gravado na variável numérica (ou seja, a variável passa a ser um número maior).

8 - Ícone de espera por sensor de luz. Quando o sensor de luz lê o "ovo", liga-se o motor A por uma rotação para movimentar o ovo.

Desafio: imagine que uma caixa pode armazenar duas dúzias de ovos. Baseando-se na programação acima, como fazer uma contagem regressiva para preencher 3 caixas de ovos (e não infinitas)?

5 comentários:

Matheus Carvalho - 6º B disse...

Muito louco essa programação, tem coisa que até desconheço aí.

Abraços.

Lucas Cavalcanti disse...

Coloca a primeira variavel como 72, e invez de soma 1 a cada vez que o sensor ver um ovo, irá subitrair 1. Para poder para exatamente em 72 ovos, é só colocar o looping pra rodar só 72 vezes.

Luís Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Melo disse...

Apenas Coloque o Looping para 73, muda a variavel tambem para o número, no caso 73, troca a soma para subtrair :)
o Método mais fácil é colocar o looping 73 XD

http://www.ruisumercha.com < acessem!

Paulo Marcelo Pontes disse...

E como o sistema permitirá a mudança de caixas?