Até agora, a seção consiste numa tradução do que já foi publicado no blog estadunidense e NÃO foram abertas ainda as inscrições para as equipes brasileiras.
Abaixo, transcrição das perguntas e respostas publicadas até o momento:
Pergunta (já havia sido publicada aqui, no blog): Algumas vezes nossos modelos de missão quebram. Eles serão colados nos torneios? Se um modelo quebra, como o juiz determinará de quem é a culpa?
SOBRE AS REGRAS, EM GERAL:
1 – Icebergs
Três peças de LEGO 1x4 brancas devem iniciar a partida em seus contornos, próximo à geleira. Esquecemos de mencioná-las na organização do campo, mas elas são obstáculos associados à área de pesquisa, e elas NÃO podem ser consideradas “objetos perdidos” (ver regra sobre objetos perdidos).
2 – Diques pré-colocados
Os diques que já estão em sua posição no começo da partida são considerados na vertical, tocando a praia vermelha, e, portanto pontuam como tal. Se eles são movidos durante a partida, mesmo que para fora da posição de pontuação, mas retornados à posição de pontuação ao fim da partida, eles pontuarão. O aviso para não “danifica-los” só se aplica ao final da partida. A regra “Métodos Requeridos” não se aplica.
3 – Furadeira na vertical
Deixar a furadeira na vertical vale pontos como uma missão individual, mesmo que o equipamento não tenha sido entregue no local especificado.
4 – Errata do vídeo sobre a missão de isolar a casa
Ambos os blocos devem estar tocando o tapete na área verde quadriculada para pontuar. A ação mostrada no vídeo NÃO pontuaria nunca (lamentamos pela confusão).
5 – Cidadãos de cor vermelha/branca
Os cidadãos de cor vermelha/branca que já iniciam a partida no reservatório subterrâneo ESTÃO tocando a área rosa quadriculada, e pontuam ao final da partida, já que a área onde eles estão presos é mostrada no diagrama como área rosa quadriculada. Eles não precisam tocar o tapete para pontuar.
6 – Janela aberta
A janela mantida aberta por sua alavanca branca é considerada “totalmente” aberta, mesmo que não esteja aberta em seu extremo.
7 – Marcas de localização no tapete
Se você está tendo problemas com um modelo que não combina com sua localização no tapete, provavelmente você não leu a página de configuração da arena, onde tais assuntos são abordados.
8 – Área amarela quadriculada
Para a missão “vença o relógio”, é permitido que o robô toque objetos, mas não pontuará se ele estiver fazendo contato direto com o tapete fora da área amarela.
9 – Preso/anexado-1
A restrição contra prender/anexar objetos está na regra da “preparação pré-partida”, então a restrição e a regra abaixo dela não se aplica a robôs ativos. Uma vez ativo, o robô pode empurrar objetos e/ou pegá-los. LEMBRETE: algumas pessoas estão se esquecendo do “OU” no teste de “preso ou anexado”... considerando dois objetos, apenas um deles precisa passar no teste de pegar o objeto sem interferências. Exemplo: você pode mover sua mesa sem mover o seu teclado, mas isso não significa que eles estejam anexados, pois você pode levantar o teclado da mesa facilmente.
10 – Posição das setas
Se você está tentando acertar o local exato das setas olhando fotografias, provavelmente você não leu a página de configuração da arena, onde as medidas são fornecidas.
11 – Anéis são objetos perdidos
Qualquer anel preto (aqueles que mantêm as bolas no lugar) deve ser removido por você* ou pelo juiz assim que for exposto. Isto é importante na área da tempestade e diques. Se um anel bloquear a tempestade (roda), você perderá a missão. *isto é uma exceção à regra (normalmente você não pode mover objetos perdidos da mesa, apenas o juiz).
12 – Motores de fricção ou de corda
Você pode construir motores a fricção ou de corda, como aqueles que armazenam energia. A restrição na regra de materiais se aplica para elementos LEGO individuais que funcionam como motores de fricção ou corda.
13 – Preso/anexado-2
Para quem quiser conferir no BRFirst:
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