I. Dominar linguagens (DL): As diferentes linguagens serão abordadas em questões unificadas, utilizando a característica integradora inata da robótica para que se possa analisar o dominio de linguagens como: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens: matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público participante.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas utilizando a robótica como instrumento. Nesse âmbito, a robótica será apresenta como ferramenta estimuladora de novos mecanismos de aprendizagem e raciocínio sobre esses fenômenos.
III. Enfrentar situações-problema (SP): os estudantes serão convidados a apresentar suas estratégias de organização para enfrentar as situações-problema do âmbito da robótica apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. O objetivo É que possam ser avaliadas condutas de enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões elaboradas no contexto da robótica.
IV. Construir argumentação (CA): Os estudantes serão convidados a apresentar suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações- problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. Os estudantes apresentarão suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Os estudantes explicitarão um planejamento para resolver as situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público.
Partindo destes eixos cognitivos, as provas serão organizadas de acordo com os seguintes documentos:
Matriz de referência para o ENEM - Ensino Médio e Técnico (categoria Duathlon)
Matriz de referência para o SAEB - Ensino Fundamental (categoria Teórica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário