Ela é empregada para transferir torque entre eixos que fque não são colineares, ou seja, transmite potência em ângulo. No centro da junta universal existe uma árvore telescópica ou cruz. A árvore telescópica faz com que a junta se comporte como duas dobradiças conectadas por um ângulo de 90°, permitindo a rotação dos eixos (cada eixo se conecta a um veio da junta).
Entretanto, uma junta universal não possui a mesma velocidade angular nos dois veios (o transmissor - que fornece potência - e o transmitido - que recebe potência).
Uma maneira de fazer com que o veio transmissor da potência possua a mesma velocidade angular que o veio transmitido é utilizar duas juntas universais, com um eixo reduzido entre as mesmas. Essa adição também aumenta o ângulo de transmissão entre os eixos, ampliando seu funcionamento.
No WikiCommons há uma animação sobre o funcionamento da junta universal:
Desafio: em automóveis, faz-se uso de juntas universais. Em que partes mecânicas essas juntas autam nos carros?
6 comentários:
Acho que volante
É na suspensão?
A suspensão tem um eixo realizando movimento de rotação?
O volante é uma das respostas corretas!
Acho que movimento de rotação não. Mas nela pode ter junta, mas acho dificil ...
Dica: procurem por junta universal ou cardan em automóveis...
Postar um comentário