domingo, 31 de julho de 2011
Homenagem a Hipérion
sábado, 30 de julho de 2011
A Nova Sensação: Arduíno
A placa Arduíno é uma plataforma livre feita com o microcontrolador Atmel AVR. Com entradas e saídas, que permitem o uso de motores, circuitos integrados, LEDs, câmeras, sensores, entre outros. A placa é muito usada no ramo da robótica por permitir ampla liberdade, sem deixar que a dificuldade ultrapasse as vantagens. Uma das maiores vantagens existentes é a quantidade de modelos da placa, diferenciando os microcontroladores dentre a série megaAVR. Dentre os modelos da série estão os chips: os ATmega8, ATmega168, ATmega328 e a ATmega1280; A grande mudança sobre a placa fora o processamento dos chips, é o numero de portas de entrada e saída, que vai de acordo com a capacidade de cada chip. Estas entradas e saídas podem ser digitais ou analógicas, sem falar também na saída PWM, fundamental no controle de motores. Alguns exemplos de nomes de placas Arduíno são: Uno, Mini, Duemilanove, Pro. Mega, dentre outras.
Para controlar a Arduíno possuí sua própria IDE (Integrated Development Environment), gratuita na internet, onde seu ambiente de programação foi feito em Java, baseado no projeto Processing.
Já a linguagem de programação foi feita a partir do projeto Wiring permitindo o programador programar com liberdade baseando em C/C++. A programação necessita ter 2 funções básicas chamadas de "void setup ()", onde só será executado uma unica vez, normalmente é uma função usada para informar à Arduíno os tipos de portas como: INPUT e OUTPUT; Já a outra função é chamada de "void loop ()", está vai ser repetida infinitamente pela placa, logo sempre que o algoritmo acabar ele irá voltar ao inicio da função "void loop ()", até que a Arduíno seja resetada ou que a fonte seja desligada, fazendo assim que quando executar a programação novamente volte para a função inicial, no nosso caso "void setup ()".
Abaixo deixei alguns links para os que se interessaram no assunto, e desejam aprofundar e aprender mais sobre Arduíno.
terça-feira, 26 de julho de 2011
05/07/2011 - A comida turca e nossas primeiras tentativas frustradas
RoboCup 2011
Já comentei sobre a RoboCup várias vezes no blog Nossos Robôs, inclusive sobre a participação brasileira no evento de 2010. Mas, vale repetir que a RoboCup Federation é uma organização internacional que tem o objetivo de reunir esforços no sentido de promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia através de jogos e competições que se utilizam de robôs. Várias competições são realizadas em um evento anual, que também conta com um seminário técnico onde seus participantes podem apresentar o que desenvolveram e suas propostas.
A ideia principal é criar um incentivo para o desenvolvimento através da competição. Para isso, a RoboCup tem uma meta (um tanto ousada): criar, até 2050, um time de futebol de robôs humanóides, totalmente autônomos, que seja capaz de vencer a seleção humana então campeã da Copa do Mundo de futebol! Que tal?
Enquanto 2050 não chega, temos de nos contentar com as competições do presente. ;-) Estas são realizadas em diversas categorias de futebol de robôs (a rodas e humanóides), resgate de vítimas em ambientes de desastre e execução de tarefas domésticas, com categorias práticas e de simulação. O evento se divide em dois níveis, sendo a RoboCup Junior destinada a alunos de nível fundamental e médio (até 19 anos de idade), com categorias de Resgate A, Resgate B, Futebol e Dança.
Saiba mais sobre as categorias da RoboCup neste link.
Em 2011 a RoboCup contou com mais de 2600 participantes humanos e 1500 robôs, formando mais de 400 times! Tivemos várias equipes representando o Brasil em diversas categorias. Nas categorias para adultos fomos representados por uma equipe da FEI (São Paulo) na categoria Small Size do Soccer e uma equipe da UNEB (Bahia) na categoria de simulação 3D para futebol. Também tivemos uma equipe da UNESP de Sorocaba (São Paulo) participando da demonstração da competição Festo Logistics Competition.
Representando o Brasil na Robocup Junior, tivemos equipes do Colégio Santa Emília de Pernambuco (Guaiamuns Cibernéticos, no Dance Nível Secundário e Bando de Loucos, no Soccer Nível Primário), do Colégio Objetivo de São Paulo (Hipérion, no Rescue A Nível Secundário), do Colégio Mackenzie de Brasília (Órion 7.0, no Rescue A Nível Secundário) e do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (Emerotecos, no Rescue B).
Vale destacar a excelente participação da equipe Hipérion, do Objetivo de SP, que se sagrou campeã mundial na categoria Rescue A! Esta foi a primeira vez que uma equipe brasileira ficou em primeiro lugar numa categoria da RoboCup Junior! Parabéns à equipe!!
Também quero destacar a ótima participação da equipe Emerotecos, do IFES, que obteve o sétimo lugar na categoria Rescue B, como detalhado no blog Nossos Robôs!
Compartilhei várias fotos da RoboCup 2011 (e da participação da equipe Emerotecos) aqui.
Para mais informações sobre as competições e resultados oficiais da RoboCup 2011, acessem este link.
Espero que a evolução das equipes brasileiras na RoboCup continue nos próximos anos! Mas isso só acontecerá se fizermos mais investimentos na educação tecnológica, essencial para o desenvolvimento de nosso país.
P.S.: Paulo, obrigado pelo convite para contribuir com seu blog! Voltarei outras vezes. ;-)