quarta-feira, 30 de julho de 2008

Inovação em Robótica

Quem se interessa em conhecer o que há de mais novo em novidades de Robótica, deve ter o endereço seguinte em seus favoritos.

O site Inovação Tecnológica apresenta boletins periódicos e sempre traz informações relevantes sobre o que há de mais novo nesse ramo tecnológico. Certamente, é um dos veículos de informação mais dinâmicos e com maior quantidade de dados.

Para acessar as novidades sobre Robótica, entre no endereço:

Coração que (não) bate, (não) bate...

Pesquisadores de várias universidades norte-americanas uniram-se em um projeto de pesquisa cujo objetivo é desenvolver um coração totalmente artificial, com bombas independentes para substituir os ventrículos direito e esquerdo.

Coração que não bate

Além de buscar a substituição integral do coração doente, em todas as suas funcionalidades, a grande novidade do novo coração artificial é que ele não vai bater - em vez das tradicionais bombas pulsantes, ele utilizará duas bombas rotativas de fluxo, absolutamente silenciosas e sem vibrações.

O projeto está em fase de simulação e agora os cientistas estão analisando o impacto que as novas bombas terão sobre o sangue. Antes que o novo coração que não bate seja testado em animais é necessário saber com precisão como as células sangüíneas e as plaquetas se comportarão.

"Como essas bombas serão implantadas para uso a longo prazo, nós temos que ter certeza que o dano ao sangue será mínimo," diz o professor Matteo Pasquali. Dois tipos de problemas são mais preocupantes: a liberação excessiva de hemoglobina pelas glóbulos vermelhos - o que seria tóxico para os rins e para o fígado - e o processo de ativação das plaquetas - que podem induzir à formação de aglomerados de glóbulos brancos que podem entupir pequenos vasos sangüíneos.

Sincronismo entre os ventrículos

Outra preocupação dos engenheiros é como fazer com que as bombas respondam de forma pronta, mas suave, às necessidades variáveis de sangue apresentadas pelo corpo - como quando a pessoa se exercita ou sobe escadas rapidamente, por exemplo.

Também está merecendo especial atenção o sincronismo entre as bombas que substituirão os dois ventrículos. "O coração tem uma capacidade de auto-regulação embutida," explica Pasquali. "Como as duas bombas que formam o coração artificial integral contornam o coração [natural] totalmente, é importante embutir um mecanismo para a regulação no dispositivo. De outra forma você poderá ter um acúmulo de sangue nos pulmões se a bomba esquerda estiver bombeando muito lentamente em relação à bomba direita."

Testes em animais

Os cientistas estão levando a utilização das tecnologias disponíveis ao extremo. Seu objetivo é construir um coração artificial que seja, ao mesmo tempo, pequeno o suficiente para ser implantado em uma criança, e potente o suficiente para bombear toda a necessidade de sangue de um adulto.

Os primeiros testes em animais, que serão feitos em bezerros, deverão começar assim que os cientistas confirmarem todas as previsões em seus simuladores.


FONTE DA MATÉRIA: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=o-primeiro-coracao-artificial-integral-nao-vai-bater&id=010180080728

sábado, 26 de julho de 2008

Japão apresenta mais um robô: o G-DOG!

Atualmente, associar robôs e Japão é algo quase tão natural quanto associar pão e manteiga. O país do sol nascente é, sem sombras de dúvidas, o país que mais apresenta novas tecnologias nessa área, o que é fruto de investimentos e estímulos em produzir algo realmente novo.

Vez por outra, o Japão surpreende o mundo com um novo robô, com novos sensores e dinâmicas de movimentos. O que o Japão prepara para amanhã? Sinceramente, não sabemos o que esperar.


Nessa semana, foi apresentado ao público o G-DOG, um cãozinho robótico, constituído por alumínio e plástico, e com dimensões aproximadas de 13,5 x 3,5 cm. O robô, que tem a principal finalidade de tornar-se um brinquedo, custa em torno de U$ 1.000,00, tendo a vantagem de não sujar carpetes nem arranhar o sofá.



Desafio: que tipo de juntas são utilizadas no G-Dog?

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Comparando linguagens

A melhor maneira de comparar diferentes linguagens de programação é comparar uma mesma seqüência de comandos escrita nas linguagens analisadas. Este exercício também é muito útil quando se deseja começar a aprender uma nova linguagem, tendo conhecimento prévio de outra.

O exemplo abaixo consiste em ligar o motor A por 4s no sentido direto, após parar o motor A, deve-se acender a luz A por 1s e apagá-la em seguida. Se o sensor de toque da porta 1 estiver pressionado, o motor A deve ser ligado no sentido reverso por 2s e parar. Se não for pressionado, nenhuma ação será tomada. O programa deverá ser executado infinitas vezes.

No Robolab, assim ficou a programação:



No FunSoftware, a mesma programação:


E, no NQC:

*/
task main()
{

// infinite loop
while(true)
{
// turning motors on
On(OUT_A);
SetPower(OUT_A, 7);
SetDirection(OUT_A, OUT_FWD);

// waits for a specified amount of time
Wait(400);

// turning outputs off
Off(OUT_A + OUT_B + OUT_C);

// turning a lamp on
On(OUT_A);
SetPower(OUT_A, 7);
// waits for a specified amount of time
Wait(100);

// turning outputs off
Off(OUT_A + OUT_B + OUT_C);

// touch sensor test(branch)
if(SensorType(SENSOR_1) != SENSOR_TYPE_TOUCH)
{
SetSensorType(SENSOR_1, SENSOR_TYPE_TOUCH);
}
if(SENSOR_1 == true)
{
// turning motors on
On(OUT_A);
SetPower(OUT_A, 7);
SetDirection(OUT_A, OUT_REV);

// waits for a specified amount of time
Wait(200);

// turning outputs off
Off(OUT_A);

}
}

}


Desafio: o que significa o sinal abaixo do looping na programação do FunSoftware (que parece um oito deitado)?

terça-feira, 22 de julho de 2008

Condicional de igualdade, uma condicional diferente?

Condicional de igualdade, pelo nome nós já podemos deduzir como funciona. A lógica é parecida com a lógica de uma condicional comum: ou é verdadeiro ou é falso. A condicional de igualdade avalia se os dados necessários são iguais aos dados recebidos, um exemplo que gosto de usar é a condicional de igualdade por luz:

CONDICIONAL DE IGUALDADE - SENSOR DE LUZ


O exemplo é o seguinte: Se o sensor de luz da porta 1 encontrar 39 o robô irá para frente por 1 segundo e para, caso não encontre ele o robô fará uma curva para a esquerda por meio segundo e vai para trás por 2 segundos e para. É interessante notar que quaisquer outros valores, maiores ou menores (mas diferentes de 39), fará o robô executar a curva.






Perceba o símbolo de igualdade e desigualdade na condicional e assim que separamos a programação q entrará em ação caso a igualdade seja encontrada, e a programação que entrará em ação caso a igualdade não seja encontrada.

Mais alguns exemplos de condicionais de igualdade (clique na imagem para ampliar):


(Postagem escrita por Guilherme Jacobs)

Future Engineers


Dedicação e trabalho para atingir os objetivos!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

FunSoftware: uma alternativa ao Robolab

O FunSotware é um programa alternativo ao Robolab, que pode ser utilizado para programar o RCX. A vantagem? o FunSoftware é adepto do conceito de código aberto: é um programa gratuito que funciona, inclusive, em plataformas Windows ou Linux.

Testei o programa para poder comentar e fazer comparações com o concorrente produzido pela Lego (o Robolab, de código fechado e pago) e fiquei muito satisfeito com a interface, que lembra, em muito, o ambiente de programação do NXT (não descobri ainda qual dos dois foi criado primeiro).


Ambiente de trabalho do FunSoftware


Também é baseado em ícones, com uma vantagem em relação ao Robo
lab, na minha opinião: no mesmo ícone de motor, por exemplo, é possível determinar porta, potência e sentido, sem a necessidade de ligar ícones extras. Os ícones são acrescentados diretamente sobre a linha do programa, sem a necessidade de conectá-los depois. E o melhor, contém os ícones referentes a praticamente todas as funções do Robolab.

O programa gera ainda toda a codificação em NQC, com
ando por comando, pressionando a tecla F5, mas não exibe-a nessa linguagem.

Minha única crítica é a instalação para Windows, que necessita de alguns procedimentos:

1 - É necessário instalar o Java Virtual Machine em seu computador (pode ser feito o download gratuito em http://www.java.com/pt_BR/download/windows_xpi.jsp?locale=pt_BR&host=www.java.com:80)

2 - É necessário instalar o NQC Compiler (download grátis em http://bricxcc.sourceforge.net/nqc/release/index.html) na mesma pasta do Funsotware (sugiro a criação da pasta C:/funsoftware para quem tem o C: como disco rígido)

3 - Para fazer o download do .ZIP contendo o FunSoftware (deve-se extraí-lo para a pasta criada anteriormente) acesse o endereço: http://funsoftware.sourceforge.net/download/fun.zip

Após todos esses passos, entre na pasta e clique duas vezes no arquivo FunSotwareRCX1.jar ou no
FunSotwareRCX2.jar e o programa será executado.



Desafio muito fácil para quem lê o blog com freqüência: o FunSoftware é baseado na linguagem NQC. Em que linguagem é baseado o Robolab?


Lições de ROBOLAB

Para quem ainda não está muito acostumado(a) ao Robolab, uma dica é acessar o blog


que é mantido pelo Jesse Hoegen, de Joinville. Infelizmente o blog não é atualizado desde 2006, mas contém um material didático que é interessante para quem está começando a programar nesse ambiente. Uma olhada no arquivo do blog é essencial para quem busca materiais nessa área.

domingo, 20 de julho de 2008

Sede estadual da modalidade prática da II OBR

Foi divulgada na manhã de ontem a lista das escolas escolhidas como sedes da modalidade prática da II Olimpíada Brasileira de Robótica.

Em Pernambuco, a sede definida foi:

Instituto Helena Lubienska - Recife

O endereço da escola é:

RUA PARAGUASSU, S/N - ZUMBI (Referência: próximo à Avenida Caxangá)
CEP 50.711-021
TELEFONE: (81) 3312-1444

O professor responsável é:
PAULO MARCELO PONTES

PS¹.: acaba de sair a versão definitiva do regulamento desta modalidade, que está disponível na página da OBR.

PS².: anteriormente foi divulgado o Centro Experiemntal do Cabo de Santo Agostinho como sede, porém uma análise mais detalhada levou à mudança da escolha. Agradecimentos especiais aos professores Dennis, Luiz e Urias pelo entendimento, colaboração e disposição em melhorar a realização da OBR em nosso estado e em todo o Brasil.

O que são sub-rotinas?

Em programação, uma sub-rotina é definida como um programa menor utilizado pelo programa principal. A princípio, essa definição pode parecer um pouco confusa (um programa utilizado por outro programa), mas é uma ferramenta que pode melhorar (e muito) um código de programação.

As sub-rotinas são utilizadas principalmente para diminuir o número de ícones (ou linhas) na programação, resumindo os comandos referentes a uma tarefa repetida diversas vezes (como ir para frente) em um único ícone (o ícone da sub-rotina).

Por exemplo: considere um robô que inspecione as temperaturas de dutos em uma indústria. Ao encontrar um duto, o robô deve determinar a temperatura do mesmo e se a temperatura for maior que um valor especificado, ele deve tocar um alarme. A programação básica da leitura e análisa da temperatura pode ser descrita pelo algoritmo representado no diagrama de blocos:



Todas as vezes em que for necessária a leitura e análise da temperatura todo esse código deve ser repetido. Se, entretanto, for criada uma sub-rotina com esses comandos intitulada temperatura (ou qualquer outro nome), bastaria chamar a sub-rotina, sem a necessidade de escrever o código a cada vez que a temperatura necessita ser medida e analisada.

Normalmente, as sub-rotinas são declaradas no início do programa principal, podendo ter seu código exibido na mesma janela ou em uma janela à parte.


Para criar uma sub-rotina no Robolab, utiliza-se o ícone Criar sub-rotina:



Abaixo: um exemplo de uma sub-rotina utilizada em um programa para acender uma luz por 4 s.



Perceba que a sub-rotina deve ser chamada pelo ícone
Rodar sub-rotina para que possa ser executada pelo programa. Esse ícone pode ser utilizadas quantas vezes forem necessárias, não devendo-se esquecer o número da sub-rotina.

Outro modo de se criar uma sub-rotina é executar a seqüência:

1 - selecionar os comando
s no código do programa principal.


2 - no menu Editar, escolher a opção Criar subVI


3 - O comandos serão substituídos por um ícone Inventor. Ao dar dois cliques nesse ícone aparecerá uma janela com dados da sub-rotina criada. Para ver os comandos e modificar a sub-rotina, deve-se selecionar Exibir painel.


4 - é possível editar o nome da sub-rotina (que deve conter pelo menos um número), seus comandos e até mesmo o ícone (dois cliques no ícone no canto superior direito da janela de dados). O ícone da sub-rotina deve ser posicionado onde se deseja executá-lo.


Desafio: o que significa a sigla VI, que é utilizada inclusive como extensão do Robolab?

Colônia de férias no Lubienska apresenta educação tecnológica e robótica

Mês de julho. Mês de férias? Para algumas dezenas de crianças a resposta correta seria mês de colônia de férias. Pelo menos foi o que aconteceu no Instituto Helena Lubienska, nessas primeiras semanas do mês de julho. Entre as diversar atividades da colônia, uma recebeu destaque: aulas de educação tecnológica e robótica, apresentando a tecnologia e seus conceitos a um grupo de crianças empolgadas e dispostas a adquirir novos conhecimentos.

Abaxio estão algumas fotos de momentos vivenciados.





A torre de infravermelho

No kit Mindstorms, da Lego, a comunicação entre o controlador (RCX) e o computador é realizada através de radiação infravermelha.

O infravermelho é uma região do espectro eletromagnético que possui uma freqüência de radiação menor que a radiação visível. Ou seja, há menos energia associada a cada fóton (um fóton é a partícula fundamental do campo eletromagnético, ou em palavras simples, a menor parte de luz). Como a radiação infravermelha é invisível a nossos olhos e pode ser produzida em freqüências características satisfatoriamente, é bastante utilizada em comunicações de pequeno alcance (ela é absorvida pelo meio ao se propagar por distâncias maiores), como em celulares.

O equipamento responsável pela comunicação entre computador e RCX é a torre de infravermelho, conectada ao computador através de uma porta serial (ou ainda PS/2 ou USB, caso seja utilizado um cabo adaptador). A torre é alimentada por uma bateria de 9V e indica que está transmitindo dados por um LED verde, localizado ao lado da janela de transmissão.



A torre de infravermelho pode operar em dois modos: o alcance de seu sinal pode ser curto ou longo, de acordo com a opção escolhida no seletor. O alcance longo pode chegar a 10 m, mas a transmissão de dados pode ser interrompida por fatores diversos, principalmente obstruções entre o RCX e a torre. Em tempo, o alcance longo é estritamente proibido (penalidade de desclassificação) em praticamente todos os campeonatos.

Desafio: em que outras aplicações se emprega a radiação infravermelha, atualmente?

RoboLubi é divulgado pelo Jornal do Commercio

Na última quarta-feira, em sua editoria de Informática, o Jornal do Commercio divulgou o RoboLubi através de uma nota, reproduzida abaixo:


Agradecemos o apoio e a confiança depositados em nosso trabalho não só pelo Jornal do Commercio, mas também de todos os leitores e leitoras, nesses dois meses de blog.

Mobilidade de robôs - parte III - Robôs bípedes

Robô Bípede, esse nome já diz tudo. Bípede quer dizer: o que anda sobre dois pés. Logo, o robô que anda sobre dois pés é um robô bípede.

Para que um robô com pernas mantenha o equilíbrio, é preciso que o mesmo tenha uma base estável. Para simplificar a física utilizada, vamos desprezar os efeitos da dinâmica e considerar apenas o equilíbrio estático. Todo corpo tem um centro de massa que é um ponto onde está boa parte da massa do corpo.

Para que um corpo (por exemplo, um robô bípede) fique estável numa superfície horizontal é necessário que o centro de massa esteja sobre a superfície de apoio do robô (ou qualquer outro corpo). A figura mostra bem como é este conceito com uma caixa posicionada próxima à beirada de uma mesa. Dependendo da posição da caixa em cima de mesa ela ficará estável ou irá cair.



Como dito antes, o mesmo se aplica aos robôs, se considerarmos a base de apoio formada pelos pés. No caso dos bípedes, o robô deve deslocar seu centro de massa nas duas pernas. O centro deve estar na perna apoiada no chão, quando andamos, fazemos da seguinte forma o movimento das pernas: direita, esquerda, direita, esquerda, etc. O centro de massa faz a mesma seqüência, quando a perna direita é a que esta apoiada no chão o centro de massa está no ponto de apoio direito, logo, a perna direita, quando a perna esquerda estiver apoiada no chão o centro de massa estará na perna esquerda, e assim por diante. Por isso o robô Flame pode andar como um humano (leia mais sobre Flame na postagem: Bípede caminha similar a humano).


Desafio: Como se chama um robô que é sustentado por quatro pés?


(Postagem escrita por Guilherme Jacobs)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mobilidade de robôs - parte II - Movimentação omnidirecional

A palavra omni (ou oni) significa tudo, inteiro. Um robô com movimentação omnidirecional irá se movimentar em todas as direções e ângulos, sem a necessidade do robô rotacionar, ou seja, virar na direção determinada.

O robô do vídeo seguinte apresenta essa interessante movimentação:



O modo de proporcionar a movimentação omnidirecio
nal a um robô é conseguido através da utilização de rodas especiais: as omnirodas. Essas rodas apresentam um detalhe: uma omni roda é constituída por várias rodas menores, fixadas perpendicularmente (em ângulos de 90°) em relação ao plano da roda maior. Exemplos de omnirodas estão na imagem seguinte:

A vantagem desse tipo de roda é que, além de se movimentar normalmente no sentido do plano da roda maior, a omniroda também pode realizar uma movimentação perpendicular, sem a necessidade de se virar para ir nessa direção.


Robôs omnidirecionais normalmente são constituídos por três omnirodas, mas é possível constituí-los com quatro omnirodas também, tornando o sistema mais eficiente. Para se movimentar, cada roda deve estar conectada a um motor e rotacionar com velocidade específica em relação às outras omnirodas. Exemplos de movimentações:

Três omnirodas


Quatro omnirodas

Desvantagens

A principal desvantagem de utilizar omnirodas é perda de tração, porque nem todas as rodas irão se movimentar na direção desejada. Ou seja, o robô tem sua movimentação facilitada, mas perde em força. Também há perdas por fricção entre as omnirodas e a superfície.


Fonte e mais informações (em inglês): http://www.societyofrobots.com/robot_omni_wheel.shtml


Exemplo de omnirodas contruídas com Lego. O controlador utilizado é o NXT.


Desafio: uma classificação de robôs é a que os divide em holonômicos e não-holonômicos. Quais os critérios utilizados para essa classificação?

sábado, 12 de julho de 2008

Novidades da II OBR

Após discutirmos em grupo alguns pontos não estabelecidos no regulamento da modalidade prática da II Olimpíada Brasileira de Robótica, encaminhei os pontos para análise da Coordenação Nacional da OBR e estabeleceu-se o seguinte:
  • o pino central do nível 2 (Ensino Médio) deve ser pintado na cor preta.
  • a superfície do dohyo pode ser lisa ou áspera, de acordo com a disponibilidade de material no local.
  • o nível 2 admite o uso de sensor de ultrassom e câmera, restringindo apenas o uso de sensor de som.
As equipes concorrentes devem ter o cuidado para que o robô não fuja de outros robôs "pensando" ser o pino central, pois correm o risco de perder pontos por falta de combatividade.


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Robôs dançarinos japoneses

Quem sabe um dia esses robôs não vão assistir um show do "The Trons"?


quarta-feira, 9 de julho de 2008

Robô japonês fiscaliza trabalhadores compulsivos

A empresa japonesa Alsok criou um robô capaz de percorrer os corredores de empresas durante o expediente noturno para fiscalizar os trabalhadores compulsivos, também chamados de workaholics, evitando que eles fiquem até mais tarde no trabalho fazendo horas extras.

O robô é capaz de, inclusive, pegar elevador para se movimentar em andares diferentes. Ao encontrar um funcionário, o robô pede sua identificação para registro.


O robô caçador de workaholics


O robô é alugado pela "simbólica" taxa de 390.000 ienes (cerca de R$ 6.800,00) por mês.

Sucesso mesmo vai fazer a empresa que criar um robô fiscalizador de maridos. Já pensou na quantidade de encomendas?

terça-feira, 8 de julho de 2008

Wall-E, em Lego

Navegando pelo excelente blog estadunidense "The NXT Step", deparei-me com as simpáticas imagens do Wall-E construído com peças Lego.


O segundo modelo utiliza o
NXT para controlar o robô, considerado a evolução do RCX.


Desafio: observe a esteira do Wall-E. Qual a vantagem de utilizar três ou quatro rodas para movimentar a esteira, em vez das tradicionais duas rodas?

domingo, 6 de julho de 2008

Robótica presente na sala de aula - reportagem do Diário de Pernambuco

Quem ler a edição do Diário de Pernambuco deste domingo, 06 de julho de 2008, vai se deparar com uma reportagem intitulada "Robótica presente na sala de aula", veiculada no caderno Vida Urbana.

A reportagem é assinada por Mirella Marques, repórter que visitou o Instituto Helena Lubienska para conferir o trabalho do pessoal da Robótica. Durante a reportagem, houve sessão de fotos e entrevistas com nossos estudantes que, por sinal, são destacados na reportagem publicada (inclusive compõem a foto principal da matéria).

Destacam-se na matéria os seguintes itens:
  • detalhes do projeto pedagógico envolvendo Robótica na disciplina de Educação Tecnológica
  • sucesso de equipes pernambucanas em campeonatos nacionais e internacionais de Robótica Educacional
  • Vantagens do acesso dos estudantes à Educação Tecnológica
Para os assinantes digitais do Diário, o link para a reportagem é: http://www.pernambuco.com/diario/2008/07/06/urbana6_0.asp

Vale a pena conferir.


sábado, 5 de julho de 2008

Campeonato Nacional de Construção LEGO - Maravilhas do Brasil


Estão abertas as inscrições para o Campeonato Nacional de Construção, organizado pela Lego. O campeonato tem como tema: "Maravilhas do Brasil", e os competidores devem construir modelos que representem seu estado.

De acordo com o regulamento:

Participam crianças e adolescentes de ambos os sexos com idades entre 04 (quatro) e 15 (quinze) anos, divididas nas seguintes categorias:

  • 4-6 anos
  • 7-9 anos
  • 10-12 anos
  • 13-15 anos

Os interessados devem se inscrever na categoria correspondente à sua idade. Será considerada como válida a idade do participante na data da inscrição.

Os interessados deverão construir modelos, exclusivamente com peças LEGO®, e se inscrever conforme informações descritas abaixo. Para se inscrever, o interessado e um adulto responsável deverão preencher os campos requisitados na ficha de inscrição na seção Participe e aceitar as condições presentes neste regulamento.

O período para inscrições e inclusão de fotos no site é de 20 de junho de 2008, a partir das 12:00 horas, a 20 de agosto de 2008. Após este período as inscrições estarão encerradas e nenhuma imagem poderá ser incluída. Serão considerados inscritos as crianças e adolescentes que receberem um protocolo de confirmação de sua inscrição. Serão considerados participantes as crianças e adolescentes inscritos que tiverem a(s) imagem(s) do seu modelo exibida(s) no site.

O campeonato será realizado em duas etapas:

ETAPA 1
Todas as categorias - de 20 de junho a 20 de agosto de 2008
Tem o objetivo de eleger as três melhores construções LEGO® de cada estado brasileiro por cada categoria.

Tema: Maravilhas do Brasil

MECÂNICA
Os participantes deverão construir um modelo com peças LEGO®que represente o estado em que residem. Este modelo pode ser um monumento, uma construção, uma paisagem, uma manifestação cultural, etc., com o tema “Maravilhas do Brasil”. Os modelos inscritos devem ser construídos exclusivamente com peças LEGO®.

Dimensões máximas: os modelos não devem ultrapassar as seguintes medidas: 30cm de largura, 30cm de comprimento e 60 cm de altura. Não há restrição para medidas inferiores.

O modelo deve ser fotografado e sua imagem deve ser convertida em arquivo digital no formato JPG, contendo no máximo 2MB por arquivo. Os inscritos poderão incluir de 01 (uma) a até 03 (três) imagens de apenas um modelo construído ao preencher a ficha de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha construído o modelo, sua inscrição poderá ser efetivada, porém sua participação só estará completa após a inclusão da foto que poderá ser feita através do acesso à seção Participe no site www.campeonatoLEGO®.com.br, onde será solicitado o e-mail e senha de inscrição.

Interessados em participar devem inscrever-se no site:

http://www.campeonatolego.com.br


Algumas das maravilhas do estado de Pernambuco, para motivar os futuros competidores:


  • Casa da Cultura
  • Assembléia Legislativa
  • Palácio do Campo das Princesas
  • Teatro Santa Isabel
  • Ponte Maurício de Nassau
  • Ponte Velha
  • Parque das Esculturas (Marco Zero)
  • Rua da Moeda e casario antigo do Recife
  • Museu do Estado de Pernambuco
  • Forte das Cinco Pontas
  • Forte do Brum
  • Centro de Convenções
  • Praia de Boa Viagem
  • Praia de Porto de Galinhas
  • Feira de Caruaru
  • Catedral da Sé (Olinda)
  • Mosteiro de São Bento
  • Torre Malakoff
  • Observatório astronômico de Olinda
  • Estação Central do Metrô
  • Carnaval de Olinda e seus blocos
  • Castelo de Ricardo Brennand
  • Oficina de Francisco Brennand
  • Rua da Aurora
Uma dica é visitar o site http://www.as7maravilhasdepernambuco.com.br/, que relaciona algumas das maravilhas do estado.

Claro que faltam muitas maravilhas nesta lista. Poste nos comentários outras maravilhas de nossa terra que não merecem ser esquecidas.

Homo cyborguius?


Caminhamos em direção a cyborgs? Um dia seremos metade homens, metade máquinas?

Não há como evitar o desenvolvimento de novas tecnologias que se adaptem ao corpo humano, recuperando ou melhorando suas funções. Esse cenário não é retirado de filmes de ficção científica, mas de uma realidade que vem sendo construída através dos anos e que deverá ter espaço em um breve futuro.

Haverá distinção entre homens e máquinas?

Amanhã podem estar em nosso cotidiano olhos biônicos, ouvidos sônicos, mãos robotizadas ou mesmo cérebros positrônicos. Como nos adaptaremos a essas mudanças?

Provavelmente, um dia seremos todos chipados. Esses chips substituirão os documentos atuais, trazendo informações pessoais, incluindo dados antropométricos e saldos bancários. Provavelmente, esses chips serão utilizados pelo poder, transformando o mundo em um imeno Big Brother (o termo não é da Globo, mas de um livro de ficção intitulado 1984, escrito por George Wells).

Que implantes robóticos já existem atualmente? Já existem cyborgs em nossa realidade?

Implante cerebral capaz de aprendizado

Cientistas da Universidade da Flórida anunciaram a criação de um novo implante cerebral, capaz de transformar sinais elétricos gerados pelo cérebro em movimento, mas que também aprende e evolui junto com o cérebro, fato inédito na bioengenharia.

O implante possui a capacidade de captar os sinais elétricos dos neurônios e "acumular" esse conhecimento para se adaptar melhor ao organismos e otimizar as ações motoras, como a movimentação de um braço robótico.

A comunicação do implante com os neurônios ocorre em mão dupla: o implante é capaz de captar os sinais emitidos pelos neurônios e também transmite seus próprios sinais para os neurônios.


Essa criação é a primeira da nova era de implantes, que possibilita que corpo e máquina trabalhem juntos para alcançar um objetivo. Acredito que é a ponta do iceberg de uma categoria futura de implantes que melhorem e até reestabeleçam funções de nosso corpo, mesmo que essas tenham sido perdidas anteriormente. Com a experiência adquirida, os implantes irão acionar os neurônios específicos para executar determinada tarefa, como enxergar ou movimentar um objeto.

Desafio: qual a diferença de potencial média atingida por uma sinapse (sinal elétrico utilizado na comunicação entre dois neurônios)?


FONTE DA NOTÍCIA:
Inovação Tecnológica, http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-implante-cerebral-que-aprende-com-o-cerebro-e-evolui-com-ele&id=010180080704

Link do artigo completo relatando a criação do implante (em inglês): http://nrg.mbi.ufl.edu/publications/conference/conference%2031.pdf



sexta-feira, 4 de julho de 2008

Quer um bracinho aí?

Braços robóticos são extremamente úteis. Um braço bem projetado é capaz de manipular objetos com precisão até maior que a de um ser humano. Isso é evidente nas cirurgias que utilizam braços robóticos, em que o cirurgião pode estar até em outro local, controlando o braço através de vídeo.

Braço robótico sendo utilizado em uma cirurgia

A indústria automotiva foi uma das primeiras a incorporar braços robóticos em suas linhas de montagem, aumentando a precisão de soldas, por exemplo, e a produção da fábrica. Na indústria da computação, robôs são responsáveis por executar microsoldas nos chips e placas eletrônicas, trabalho praticamente impossível para um ser humano.


A construção de braços envolve um e
studo para determinar quantos graus de liberdade serão necessários durante sua utilização. Cada grau de liberdade representa uma direção em que o braço robótico pode se movimentar. Esses graus de liberdade também são determinados pelo tipo de juntas utilizadas na construção do braço robótico.


Cada segmento do braço deve ser acionado por um motor, para que execute movimento de rotação em relação aos demais segmentos. O número de graus de liberdade de um braço é igual ao número de juntas existentes.

As juntas podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • Deslizante


  • Rotação


  • Bola e encaixe

Desafio: o braço humano possui quantos graus de liberdade?


quinta-feira, 3 de julho de 2008

Mês novo, novo topo

Estamos inaugurando uma nova imagem de topo para o blog. Espero que gostem!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Os Rolling Stones que se cuidem... Viva "The Trons"!

Vídeo mostrando reportagem sobre a banda preferida dos robôs, já comentada aqui: The Trons!




Desafio: que aparelho eletrônico aparece no vídeo, cheio de botões luminosos?

NASA projeta robô-bola para auxiliar astronautas

A NASA é uma das instituições que possui grandes interesses em robótica, investindo pesado em estudos para aprimorar as missões espaciais.

Um dos projetos mais "ousados" criados pela NASA é o Personal Satellite Assistant (PSA), ou Assistente Pessoal Satélite. Trata-se de um robô com formato de esfera para auxiliar os astronautas durante as missões no espaço ou ainda mesmo na Lua ou em Marte. O PSA otimizaria a comunicação com o astronauta, analisaria as condições ambientes, exibiria informações relevantes (como uma planta da estrutura durante um conserto), possibilitaria videoconferências, entre outras aplicações.

Abaixo está um esquema do PSA:


O site oficial do projeto é http://ti.arc.nasa.gov/projects/psa/

Em 1997, o filme "Flubber", com Robin Williams, apresenta o robô Weebo que lembra o PSA, tanto em formato quanto em funções (o robô funcionava como uma secretária particular do cientista).



Um dia, talvez, possamos também contar com assistentes pessoais automatizados, descendentes das antigas secretárias eletrônicas, que eram sucesso (e sinônimo de status) a uma década e meia atrás.

Desafio: como robôs poderiam manter-se em vôos estáveis a baixas altitudes, na Terra? Que mecanismos poderiam ser utilizados?

Divulgados regulamentos das provas práticas da OBR 2008

Já encontram-se disponíveis os regulamentos dos níveis 1 (Educação Fundamental) e 2 (Ensino Médio) da prova prática da II Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A modalidade prática consiste no desafio de sumô de robôs.

Os links para download dos regulamentos encontram-se abaixo:

Nível 1 - http://obr.ic.unicamp.br/RegulamentoPraticaNivel1.doc

Nível 2 - http://obr.ic.unicamp.br/RegulamentoPraticaNivel2.doc

As duas modalidades diferem em pontos como dimensões e pesos permitidos para os robôs:

Nível 1
Comprimento máximo: 25 cm
Largura máxima: 25 cm

Altura máxima: 15 cm
Peso máximo: 1,0 kg


Nível 2

Comprimento máximo: 40 cm
Largura máxima: 40 cm
Altura máxima: 20 cm
Peso máximo: 1,5 kg

Além disso, o dohyo (plataforma de combate) dif
ere para as duas modalidades:

Nível 1
Diâmetro: 80 cm
Altura: 3 cm

Cores e delimitação: o dohyo apresenta superfície branca com uma faixa limitadora preta de 2 cm de largura na borda


Nível 2
Diâmetro: 120 cm, com fixação de um pino cen
tral cilíndrico com 15 cm de altura
Altura: 3 cm
Cores e delimitação: o dohyo apresenta superfície branca com uma faixa limitadora preta de 2 cm de largura na borda



Nos dois níveis, as equipes devem ser formadas por no mínimo 2 e no máximo 4 componentes, orientados por um responsável.

A primeira vítima fatal de um robô

"1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal..

2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis."
(As três leis da robótica, Isaac Asimov)

As três leis da robótica citadas acima foram criadas pelo escritor Isaac Asimov, autor de diversas histórias de ficção científica envolvendo robôs (como Eu, robô). Tais leis já foram bastante discutidas e polemizadas, por bastante tempo. Mas, afinal, um robô pode realmente vir a matar um ser humano?

Em 25 de janeiro de 1979, Robert Williams, operário da Ford Motor Company, trabalhando em Michigan, tornando-se a primeira vítima fatal de um robô. Williams fazia a revisão de partes de um robô, utilizado na linha de montagem da fábrica, que estava funcionando muito devagar, quando foi atingido na cabeça pelo braço robótico. Em seguida, o robô continuou trbalhando e o corpo de Williams foi descoberto por outros operários, ao perceberem que o colega não retornara da revisão.

Desde então, cerca de 10 acidentes fatais envolveram robôs industriais, em locais distintos.

Asimov supunha robôs inteligentes o suficiente para distinguir o bem do mal, o que ainda não é possível com a tecnologia atual. A construção de robôs inteligentes certamente levará a novas discussões e criação de um código de ética que controle essa manufatura, pelo "potencial perigo" que essa tecnologia representaria.

Na sua opinião, o que seria um robô inteligente? Os robôs atuais podem ser considerados inteligentes?

Resultado final da enquete sobre função preferida na robótica

Com o fim de junho, também se encerrou a enquete que teve como tema "Qual a sua função preferida nas aulas de robótica?".

O resultado final está disposto abaixo:

A enquete teve um total de 69 votos entre as funções Líder, Programador(a), Construtor(a) e Organizador(a).

A maioria dos votos escolheu a função Programador(a) como preferida. A função teve um total de 30 votos, o que representa 43% do número total de votos.

As demais funções obtiveram os resultados seguintes:

Líder - 13 votos (18%)
Construtor(a) - 20 votos (28%)
Organizador(a) - 6 votos (8%)

Em homenagem à função escolhida pela maioria, posto um clipe musical com participação de ninguém menos que Steve Ballmer, da Microsoft, "animando" os programadores da empresa.



Desafio: Qual a função de Steve Ballmer na Microsoft e em que data ocorreu esse episódio?